Planejar Aposentadoria


Algumas pessoas acreditam que planejar a aposentadoria não é necessário principalmente hoje em dia onde as pessoas tem vivido mais, porém, isto ainda não está refletido no mercado de trabalho.

Com esta realidade é preciso planejar a aposentadoria para evitar qualquer tipo de problema futuro, diante disso, confira algumas dicas na hora de elaborar o seu planejamento.

Pouco não é suficiente

O assunto sobre privação de consumo pode levar muito ao conformismo, porém, é importante manter uma estabilidade financeira.

INSS

É importante não depender somente do INSS, pois devido aos problemas econômico do país é complicado contar somente com a previdência social.

aposentadoria-planejada

Pagar o INSS mesmo sem trabalho ou informalidade

A sua contribuição não deve ter buracos, portanto, o tempo sem pagar pode retardar a aposentadoria formal.

Saiba como registrar uma empregada doméstica no inss de forma correta.

Poupar sempre

Guardar o dinheiro não tem somente relação com aumento do orçamento, mas também com outros projetos como aposentadoria, portanto, saiba onde estão os seus gastos e procure fazer alguns cortes.

Com 80% e 100% de renda sobre último salário

Quando a pessoa tiver o valor próximo da aposentadoria do último salário recebido na fase ativa, desta maneira menos corte serão feitos para manter o padrão de vida. Diante disso, leve em conta os cálculos antes de aposentar.

Calculo das despesas da aposentadoria

É preciso saber além dos custos de moradia, alimentação, água, luz, gás, despesas médicas e impostos, por isto coloque na sua renda da aposentadoria, os gastos de atividades do dia a dia e o lazer.

Mantenha um caixa

Depois de aposentado é preciso manter uma quantia separada para qualquer eventualidade, para evitar imprevistos.

Saúde

Para aqueles que possuem plano de saúde coletivo da empresa é preciso lembrar que irá pagar o valor integral da aposentadoria, pois os subsídios serão retirados, desta forma, a mensalidade irá ficar mais cara, pois com o avanço da idade é natural que exista um maior consumo de medicamentos.

Algo motivador

Para quem precisa adiar a aposentadoria, uma dica é resgatar um sonho profissional, portanto, procure uma segunda carreira ou uma que possa complementar a renda. Caso as condições sejam positivas a dica é não parar e manter-se em frente trabalhando.


COMENTÁRIOS: