Guia GPS


Antes de ensinar a você como conseguir a sua Guia GPS do INSS precisamos entender precisamente o que ela é e para que serve. Não queremos que você perca tempo esperando algo que não vai atender as suas necessidades ou ao que você precisa, prezamos pela satisfação dos nossos leitores acima de tudo.

Vamos primeiramente entender a sigla, GPS que dizer “Guia da Previdência Social”, sendo assim, quando falamos Guia GPS estamos usando quase que um acrônimo recursivo já que o G da sigla também significa Guia. Sabendo então que o GPS é uma guia e não um aparelho, você já sabe que ele se destina a fins burocráticos ligados a previdência social do Brasil.

O GPS é um documento fundamental para o funcionamento do INSS quando falamos de empresas que fazem o recolhimento dos seus funcionários diretamente na fonte, ele também é utilizado para pessoas que tem empregada doméstica ou profissionais autônomos.

Com a guia gps em mãos basta o contribuinte ou empresa ir até um banco conveniado para realizar  o pagamento, ele também pode ser feito em casas lotéricas em todo o país. Caso julgue necessário ou prefira você pode também colocar em débito automático o recolhimento do valor.

Mas não se engane o GPS é utilizado para recolhimentos de profissionais que trabalham no regime de CLT, como profissionais liberais e outros casos especiais. Profissionais CLT podem consultar seu extrato inss em nossa página inicial INSS.

guia-gps

Como preencher a Guia GPS do INSS

Agora que sabemos como funciona e para que ser a gps, podemos então começar a falar sobre o seu preenchimento que é fácil porém requer muita atenção.

Para isso você precisa ter o seu NIT em mãos que é o número de identificação do trabalhador, fique atento pois qualquer erro no preenchimento desta guia pode levar você a ter que enfrentar alguns problemas para corrigir isso. A previdência social pensando na dificuldade de algumas pessoas em preencher o formulário, criou uma página que irá ajudar na hora de fazer esse preenchimento que é a seguinte:

www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/gps/OrientPreench.htm

Acesse a página acima e saiba como fazer o preenchimento correto da sua guia gps.

Existe um valor mínimo para recolhimento que é o de dez reais, caso o valor seja menor do que este você deve esperar até mês seguinte para acumular e caso chegue a este valor, você poderá fazer o pagamento sem nenhum problema em postos autorizados a receber o recolhimento de valores da sua guia GPS


One response on “Guia GPS

COMENTÁRIOS: