Recadastramento


O recadastramento do INSS é importante para quem recebe a aposentadoria ou é pensionista, diante disso é necessário ir ao banco para trocar a senha de acesso ao caixa eletrônico.

Caso não for feita o recadastramento o aposentado não irá receber o seu beneficio, diante disso, quem não efetuou o recadastramento precisa realizar o procedimento.

Documentos necessários

Para conseguir fazer o processo é preciso de documento de identificação com foto, como Carteira de identidade, Carteira de trabalho, CNH, entre outros.

Recadastramento INSS

Existem algumas instituições que utiliza sistemas de biometria por isto eles utilizam esta tecnologia, desta forma é possível realizar a comprovação de vida nos próprios terminais de autoatendimento.

Para os casos na qual eles não puderem ir às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldade de locomoção, p é possível fazer a renovação da senha e prova de vida, através de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Aqueles que moram no exterior pode fazer o recadastramento do INSS através de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido pelo consulado.

Significado do recadastramento dos aposentados

Este recadastramento INSS para os aposentados permite comprovar a vida e também renovar a sua senha bancária, por isto é possível garantir mais segurança, desta forma evita o pagamento de benefícios indevidos e fraudes.

Como funciona

Para efetuar recadastramento é preciso que o segurado, vá na agência do seu banco ( local que recebe beneficio) e renove a sua senha, desta forma ele consegue comprovar que esta vivo, fazendo que não tenha necessidade de ir até uma Agência da Previdência Social.

Como cadastrar como Procurador no INSS

Para cadastrar junto ao INSS, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social (APS), acompanhado pelo beneficiário que passará a representar.

Para situações de impossibilidade de comparecimento do segurado é preciso que o procurador apresente Procuração devidamente assinada, conforme modelo disponível (http://www.previdencia.gov.br/forms/formularios/form011.html) na página da Previdência Social na internet (www.previdencia.gov.br), ou registrada em Cartório (se o beneficiário for não alfabetizado) e o atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) assim será comprovado a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do beneficiário e do  procurador.

Dúvidas

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 07:00 às 22:00 (horário de Brasília). O atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários.


One response on “Recadastramento

  1. O posso mudar o número da agência pela internet que a ausência na qual recebo mudou de número, a contra continua a mesma

COMENTÁRIOS: