SALWEB


SALWEB é um programa lançado pelo Governo que permite fazer o cálculo automático de contribuição previdenciária em atraso.

Através deste programa é possível gerar pela internet a Guia da Previdência Social (GPS), com isto é possível fazer o pagamento em atraso dos tributos recolhidos pelo INSS. Anunciado recentemente, este programa online permite a criação de uma nova guia GPS para pagamentos que já venceram.

Sobre o SALWEB

A ferramenta Salweb, já está disponível e é gratuita e pode ser acessada através do site:

salweb-guia-gps-inss-atraso

É preciso frisar que conforme o vencimento dos tributos incidentes sobre os salários pagos aos domésticos foi alterado desde o mês de julho, que o vencimento fica para o dia 7, sendo assim foi notificado que “Com a alteração do art. 30 da Lei nº 8.212/1991, pela Lei Complementar nº 150/2015, o empregador doméstico deverá recolher a contribuição previdenciária, relativa aos salários de junho a setembro/2015, até o dia 7 dos meses de julho a outubro, respectivamente. Caso o recolhimento seja efetuado em atraso – após o dia 7 ou o próximo dia útil – estará sujeito à incidência de multa moratória calculada à razão de 0,33% ao dia de atraso, limitada a 20%”.

Diante disso, através desta alteração os domésticos que não pagaram a guia antes do vencimento, pode utilizar a ferramenta SALWEB para gerar uma nova guia para pagamento dos tributos do INSS em atraso. Caso não seja feito o pagamento da guia antes do vencimento é gerada uma multa de e 0,33% por cada dia de atraso, limitada a 20%.

Em depoimento a receita, informou, “A partir de agora com o SALWEB, o contribuinte pode gerar a GPS diretamente na página da Receita Federal na internet, inclusive para pagamento em atraso dos tributos recolhidos pelos empregadores domésticos”.

Como fazer o cálculo

Para ter acesso ao cálculo da Guia GPS em atraso, entre no site criado para isso:

Na página, o usuário deve escolher entre Contribuintes filiados antes de 29/11/1999, Contribuintes filiados a partir de 29/11/1999 e Para empresas e órgãos públicos: Contribuições e emissão da Guia da Previdência Social (GPS). Em seguida, para contribuintes na página seguinte, escolha o campo de contribuinte, entre as opções de Doméstico, Individual, Empresário, Facultativo ou Segurado Especial.

Para as empresas digite o número do CNPJ, para os contribuintes, coloque o número do NIT/PIS/PASEP e o código de confirmação da imagem. Em seguida, confirme para gerar a guia e ter acesso as informações do contribuinte.


COMENTÁRIOS: