Contibuição


A Previdência Social é um seguro na qual garante a aposentadoria ao contribuinte quando ele para de trabalhar.

Para garantir o benefício é preciso que o trabalhador pague uma contribuição mensal por um período ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Este tempo de contribuição varia conforme o tipo da aposentadoria. Em todo caso o INSS administra o recebimento das mensalidades, além de pagar os benefícios aos aposentados que fizeram a contribuição.

Este salário substitui a renda do trabalhador que contribui, para quando ele parar de exercer sua função, por doença, idade avançada ou condições de trabalho prejudiciais à saúde.

Como pagar a Previdência Social

As empresas são os responsáveis pelo desconto das contribuições dos funcionários contratados. Para os casos dos autônomos e empregados domésticos, os interessados devem fazer o pagamento, por meio de carnê.

Estes carnês ou Guias da Previdência Social (GPSs) devem ser impressos no site da Previdência ou comprados em papelarias e livrarias. O pagamento das mensalidades ao INSS pode ser feito em agência bancária ou casas lotéricas.

Já o pagamento das contribuições ao INSS pode ser feito por meio de bancos credenciados. Para os usuários que possuem dúvidas, estas informações podem ser obtidas pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7 às 22 horas (exceto domingos e feriados nacionais).

Quando contribuir para o INSS

Para aquele que possuem registro na carteira de trabalho basta fazer o pagamento das prestações do INSS.

Já os contribuintes, que trabalham por conta própria ou que são empregados domésticos, devem fazer a inscrição pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7 às 22 horas (exceto domingos e feriados nacionais), ou pelo site (http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html ).

Os postos do INSS possuem funcionamento de segunda a sexta, mas os horários de atendimento podem variar conforme a cidade, para saber o endereço e período de funcionamento pesquise pelo site da Previdência Social (segunda a sexta, mas os horários de atendimento).

Tipos de previdência

  • Aposentadoria especial
  • Aposentadoria por idade
  • Aposentadoria por invalidez
  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Aposentadoria segundo a fórmula 85/95 progressiva
  • Aposentadoria especial

A Aposentadoria especial é concedida para as pessoas que trabalharam em condições prejudiciais à saúde, como excesso de barulho ou poeira ou manipulação.

Para garantir este direito é preciso comprovar o tempo de trabalho, efetivar a exposição a essas condições prejudiciais pelo período exigido para a concessão do benefício (que varia entre 15, 20 ou 25 anos, dependendo do tipo de trabalho).


COMENTÁRIOS: