Dataprev – Tecnologia a Serviço da Previdência Social


O INSS, consultar extrato inss conhecido por muitos, nada mais é do que um braço do Ministério da Previdência Social que é responsável por administrar todos os serviços como aposentadorias e pensões dos trabalhadores regulares do Brasil. Para executar todo este trabalho a previdência possui alguns órgãos sob o seu comando, responsáveis por atender a frentes e serviços específicos prestados ao cidadão.

O INSS é responsável por toda o recolhimento de valores dos trabalhadores e repasse a previdência, também é o responsável por pagar os trabalhadores que são aposentados ou estão com algum tipo de afastamento temporário. Muitos dos serviços do INSS envolvem tecnologia como sites e serviços na internet, são eles as consultas de Extrato INSS, cadastros e etc.

Todos estes serviços de tecnologia são prestados por outro sub departamento chamado DATAPREV, ele é responsável por todo o processamento de dados da previdência social. O Dataprev faz também o armazenamento de todo o histórico de transações e pagamentos de todos os cidadãos que possuem o direito de receber aposentadoria ou algum recurso financeiro.

O Dataprev possui um site próprio onde através dele você pode consultar diversos serviços de consulta e cadastro da previdência social, ao acessar o site você verá esta tela com um menu onde você tem de forma organizada, todos os serviços a sua disposição.

Tela inicial do site do Dataprev

O endereço do site é http://portal.dataprev.gov.br/ nele além de tudo você pode também consultar as datas de concursos públicos para trabalhar na Dataprev como um funcionário público. Você tem logo de cara uma sessão de notícias contendo todas as novidades ligadas a empresa, além de servir o ministério da previdência social o Dataprev também presta serviços a receita federal e outros departamentos públicos do país.

Existe uma área de contato que você pode enviar suas sugestões e críticas a eles e ser respondido após algum tempo dependendo da demanda. Se tiver dúvida sobre como consultar o seu INSS Extrato acesse nossa página inicial.

 


COMENTÁRIOS: