Simulação de Aposentadoria


A simulação de tempo de contribuição é a forma que o INSS consegue fazer qualquer cidadão simular o tempo total da contribuição.

Para fazer a simulação é necessário acessar:

http://www5.dataprev.gov.br/PortalSibeInternet/pages/compdir/principalsimuladormanual.xhtml#sibe

Na página o usuário deve inserir os períodos de vínculos ou contribuições junto à Previdência Social, além disso, somente o tempo de contribuição comum será calculado, conforme data inicial e a data final dos períodos de vínculos informados. Outro ponto é que o site trata somente de simulações por isto não possui valor legal, além de garantir o reconhecimento do direito a benefícios.

Tipos de simulação – Entenda

Simulação de tempo de contribuição

Esta simulação permite que o usuário totalize o período trabalhado até o momento de acordo com os documentos que possui, por isto ele deve informar  as datas de admissão e demissão para cada um deles.

Antes de fazer esta simulação é preciso ter em mãos a carteira de trabalho, carnês e outros comprovantes de pagamento ao INSS, consulte seu extrato do inss. Neste processo também será preciso informar os períodos trabalhados, pois no final o sistema irá exibir o tempo de contribuição atual com base nos dados digitados.

Para simular o tempo de contribuição acesse:

https://www5.dataprev.gov.br/PortalSibeInternet/pages/compdir/principalsimuladormanual.xhtml

Simulação de valor de benefício

Esta simulação permite calcular o valor inicial de um benefício, portanto, antes de fazer a simulação é preciso solicitar em uma das agências do INSS, o cadastramento de senha, pois é ela é necessária para acesso as informações de valores registradas no seu cadastro, além de também solicitar a emissão do extrato de vínculos e remunerações completo.

Para a simulação do valor de benefício é preciso que o usuário já tenha feito uma simulação de tempo contribuição, pois para alguns benefícios o tempo de contribuição total influencia no cálculo final, exemplo a aposentadoria por tempo de contribuição e a aposentadoria por idade.

No processo o usuário deve informar o tempo total na simulação de tempo e os valores de contribuição a partir da competência 07/1994 e, no final, o sistema exibirá o valor inicial do benefício de acordo com a espécie escolhida (auxílio-doença, aposentadoria, etc).

Para simular o valor do benefício, acesse:

https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/conrmi/conrmiInicio.xhtml

Dúvidas – Central de Atendimento

Para o usuário que possui alguma dúvida, basta ligar para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 07:00 às 22:00 (horário de Brasília).O atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários.


One response on “Simulação de Aposentadoria

COMENTÁRIOS: